O novo Peugeot 3008 é uma proposta inovadora na imagem e no conteúdo e a marca francesa não esconde o objectivo de lutar de igual para igual com o Nissan Qashqai, o modelo que afirmou o segmento dos SUV e onde continua a ser a grande referência num mercado que continua a crescer com as mais diversas propostas.
DESIGN. Em termos de forma, o novo 3008 assumiu um estilo mais dinâmico do que o do modelo actual com formas que ficam a meio caminho entre um monovolume e um SUV. A imponente grelha frontal, um capot longo, as protecções das cavas das rodas e a altura ao solo, marcam o carácter de um modelo que foi realizado com base na nova plataforma EMP2. Tem 4,44 metros de comprimento, 1,9 metros de largura e 1,62 metros de altura e é mais volumoso do que o seu antecessor. Cresceu 10 centímetros em comprimento e 0,6 centímetros na largura, apesar de ser ligeiramente mais baixo para potenciar a aerodinâmica.
CONFORTO. O desenho dos bancos varia de acordo com o nível de equipamento de cada versão (Active, Allure e GT Line). O conforto é inquestionável em qualquer deles, mas temos de aplaudir o desenho dos GT-Line, que garantem um excelente apoio lateral. A habitabilidade melhorou sobretudo ao nível do espaço disponível para os ocupantes dos bancos traseiros, apesar de não haver diferenças sensíveis à altura dos ombros. Há três assentos, mas o central é mais apertado e não é tão confortável. Destaque para a evolução no volume da bagageira, onde os 520 litros de capacidade representam um ganho de 88 litros face ao modelo anterior.
AO VOLANTE. Guiámos o 1.6 BlueHDI de 120 cv equipado com a caixa automática de seis velocidades com dupla embraiagem. Gostámos da posição de condução, mas continuamos a não achar muita graça ao volante de reduzidas dimensões, apesar dele não merecer outro tipo de críticas. A direcção é honesta para um veículo familiar, mas um simples botão na consola central permite optar pelo modo Sport, que a torna mais directa, para além de aumentar a sensibilidade do acelerador e reduzir o tempo das passagens de velocidade em "Drive". O conforto começa pela qualidade da insonorização e passa pelo desempenho da suspensão, que filtra bem as irregularidades do piso.
A unidade ensaiada estava equipada com jantes de 18 polegadas e, apesar da altura ao solo, não é sensível o rolamento da carroçaria quando se adoptam ritmos mais elevados em zonas de curvas encadeadas.
GRIP CONTROL. O novo 3008 é um tracção à frente, mas apesar disso não teme as pequenas aventuras fora de estrada que estão associadas aos SUV, veículos pensados para uma utilização no campo do lazer.
Por isso, tal como acontece com o 2008, está equipado com o Grip Control que propõe vários modos de condução (Normal, Neve, Lama, Areia e ESP OFF) geridos electronicamente de modo a potenciar a capacidade de tracção em zonas de difícil aderência. Este sistema não terá o potencial de uma transmissão total permanente, que abre as portas ao todo-o-terreno, mas permite seguir por todos-os-caminhos. Para além disso, o Assist Descent Control permite controlar o veículo na descida de encostas mais íngremes.
Motor: 1.6 BlueHDI
Cilindrada: 1 560 cc
Potência máxima: 120 cv/3 500 rpm
Binário máximo: 300 Nm/1 750 rpm
Velocidade máxima: 189 Km/h
0 a 100 Km/h: 7,5 s
Consumo médio: 4,0 litros/100 km
Emissões CO2: 104 g/km
Preço desde: 30 650 €
+ EVOLUÇÃO. A nova imagem, mais próxima do que esperamos de um SUV, maior espaço interior e melhores materiais fazem a diferença face ao modelo anterior.
- VOLANTE. O volante de dimensões reduzidas melhora a visibilidade do painel de instrumentos. Há quem goste, mas nós nem por isso…